HUAN TI NEI SU WEN 2

Arte Chinesa

Continuação…

O Imperador perguntou:

– Quando as pessoas envelhecem, não podem procriar filhos. É por terem exaurido a sua força na depravação ou por sorte natural?

Ch ‘i Po respondeu:

Quando uma rapariga tem sete anos, as emanações de seus rins  tornam-se abundantes, começam a mudar os dentes e o cabelo fica lhe mais cumprido. Quando perfaz o décimo quarto ano começa a menstruar, pode engravidar  e o movimento do pulso da grande artéria é forte. A menstruação ocorre em períodos regulares e assim a rapariga pode dar a luz uma criança.

“Quando a rapariga atinge a idade de 21 anos a s emanações de seus rins são regulares, o ultimo dente saiu e está completamente desenvolvida. Quando a mulher atinge a idade de 28 anos, os seus músculos e ossos são fortes, o seu cabelo atingiu o comprimento maximo e seu corpo esta vigoroso e fecundo.

“Quando a mulher atinge a idade de 35 anos, o pulso que indica a região da “Luz Solar” deteriora-se, o rosto começa a enrugar-se e o cabelo a cair.

“Quando atinge a idade de 42 anos , o pulso das três regiões do Yang deteriora-se na parte superior do corpo, o rosto engelha se todo, e o cabelo começa a embranquecer.

“Quando atinge a idade de 49 anos, já não pode engravidar e a circulação do pulso da grande artéria diminui. A menstruação acaba , as portas da menstruação deixam de estar abertas, o corpo deteriora-se e a mulher deixa de poder engendrar filhos.

“Quando um rapaz tem oito anos, as emanações  de seus testículos (rins) estão completamente  desenvolvidas, o cabelo cresce–lhe mais e começa a mudar os dentes.

“Quando tem dezesseis anos , as emanações de seus testículos tornam-se abundantes  e começa a segregar sêmen. Tem uma abundancia de sêmen que procura expelir   e se nessa altura o elemento masculino e o  elemento feminino se unem em harmonia pode ser concebida uma criança.

“Na idade de vinte e quatro anos as emanações dos testículos são regulares, músculos e ossos estão firmes e fortes, nasceu o ultimo dente e o homem atingiu a altura máxima . A os trinta e dois anos, músculos e ossos estão no apogeu, a carne é saudável e o homem é robusto e fecundo.

“Na idade de quarenta anos, as emanações dos testículos diminuem , o cabelo começa a cair e os dentes a apodrecer. Aos quarenta e oito anos o vigor masculino esta reduzido ou esgotado, aparecem rugas no rosto e o cabelo das têmporas embranquece. Aos cinqüenta e seis anos, a força do fígado deteriora-se , os músculos deixam de funcionar devidamente, a secreção de sêmen esgota-se , a vitalidade diminui, os testículos deterioram-se  e a força física do homem chega ao fim. Aos sessenta e quatro anos perde os dentes e o cabelo.

“Os rins do homem regulam a água que recebe e armazena a secreção das cinco vísceras  e dos 6 intestinos .

Quando as vísceras estão abundantemente cheias , encontram-se aptas a segregar; mas quando, neste estádio, as cinco vísceras estão secas, os músculos e os ossos declinam, as secreções reprodutoras  exaurem-se e, por isto, o cabelo do homem encanece nas fontes, o corpo torna-se-lhe pesado , a postura deixa de ser ereta e ele torna-se incapaz de procriar.”

O Imperador perguntou:

– Mas há homens que , a pesar de velhos em anos, geram filhos. Como é isso possível?

Ch’i Po respondeu:

-Trata-se de homem cujo limite natural de idade é mais elevado. O vigor do seu pulso permanece ativo e há um excedente de secreção dos seus testículos ( rins) . não entanto, se tiverem filhos, os varões não excederão os sessenta e quatro anos e as filhas  não excederão os quarenta e nove , pois nessa altura a essência do céu e a Terra estarão esgotadas.

O Imperador perguntou:

– Os que seguem o Tao, o Caminho Certo, e atingem assim a idade de cerca de 100 anos, podem gerar filhos?

Ch’i Po respondeu:

– Os que seguem o Tao, o Caminho Certo, podem escapar a velhice e conservar o corpo em perfeitas condições . Embora velhos em anos, continuam capazes de gerar filhos.

Huang Ti disse:

-Ouvi dizer que em tempos antigos houve os chamados homens espirituais, que dominaram o Universo e controlavam o Yin e yang. Respiravam a essência da vida, eram independentes por preservarem o espírito e os seus músculos e sua carne permaneciam imutáveis. Podiam, portanto, gozar uma longa vida, pois não há fim para o Céu e a Terra. Tudo isso  resultava da sua vida em harmonia com o Tao, o Caminho Certo.

“Nos tempos medievos existiram os Sapientes, que preservavam a virtude e defendiam (infalivelmente)  o Tao, o Caminho Certo. Viviam de acordo com o Yin e o Yang e de harmonia com as quatro estações. Afastavam-se deste mundo e renunciavam a vida mundana, poupavam as energias e preservavam o espírito intacto. Viajavam por todo o Universo e eram capazes  de ver e ouvir para alem dos oito espaços distantes. Graças a tudo isso aumentavam e fortaleciam a sua vida e, por fim atingiam o estádio de Homem Espiritual.

“Sucederam-lhes os Sábios, que alcançaram a harmonia com o Céu e a Terra e respeitaram estritamente as Leis dos Oito Ventos. Eram capazes de conciliar seus desejos com os assuntos mundanos e seu coração não conhecia o ódio nem a cólera. Não desejavam separar as suas atividades das atividades do mundo e conseguiam ser indiferentes ao habito. Não esforçavam excessivamente o corpo no trabalho físico nem esforçavam excessivamente a mente em meditações extenuantes. Não se preocupavam com coisa alguma, consideravam fundamentais a felicidade e a paz interior e a satisfação a mais elevada das realizações. Nada podia molestar-lhes o corpo nem afetar-lhes as faculdades mentais. Assim conseguiam chegar a idade de cem anos ou mais.

“Sucederam-lhes os Homens de Excelente Virtude , que obedeceram as regras do Universo e emularam o Sol e a Lua, alem de descobrirem a posição das estrelas. Podiam prever o funcionamento do Yin e do Yang e obedecer-lhe e aprenderam a distinguir as quatro estações. Respeitaram os tempos antigos e tentaram manter-se de harmonia com o Tao. Fazendo-o , aumentaram a duração da sua vida, ate uma idade avançada. “

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s