HUAN TI NEI SU WEN 3

Continuação…Arte Chinesa

2- Grande Tratado Sobre a Harmonia da Atmosfera das Quatro Estações com o Espírito Humano

Os Três  meses de Primavera chamam-se o período do principio e do desenvolvimento da vida. As exalações do Céu e da Terra estão preparadas para gerar; assim tudo se desenvolve e floresce.

Após uma noite de sono as pessoas devem levantar-se de manha cedo, caminhar vivamente pelo pátio, soltar o cabelo e tornar mais lentos os movimentos do corpo. Procedendo assim podem realizar seu desejo de viver saudavelmente.

Durante este período o corpo deve ser encorajado a viver e não a ser morto; devemos ceder-lhe livremente e não tirar nada; devemos recompensá-lo e não castigá-lo .

Tudo isto esta em harmonia com a exalação da Primavera e tudo isto é o método de proteção da nossa vida.

Os que desrespeitam a Lei da Primavera serão punidos com o mal do Fígado. A esses o Verão seguinte reservará arrepios e mudanças más. Assim terão pouco com que apoiar o seu desenvolvimento no Verão.

Os três meses de Verão chamam-se o período de crescimento luxuriante. As exalações do Céu e da Terra misturam-se e são benéficas. Está tudo em flor e começa a dar fruto.

Após uma noite de sono as pessoas devem levantar-se de manha cedo . Não se devem cansar durante o dia nem consentir que seu espírito se irrite. Devem permitir que as melhores partes de seu corpo e de seu espírito se desenvolvam; devem permitir que seu hálito comunique com o mundo exterior e devem proceder como se amassem tudo quanto existe exteriormente.

Tudo isto está em harmonia com a atmosfera do Verão  e tudo isto é o método de proteção do nosso desenvolvimento.

Os que desrespeitam a Lei do Verão serão punidos com o mal do Coração. A esses o Outono trará febres intermitentes. Assim terão pouco apoio para as colheitas outonais e sofrerão de doença grave no Solstício de Inverno.

Os três meses de Outono chamam-se o período de tranqüilidade da nossa conduta. A atmosfera do Céu é intensa e a atmosfera da Terra é desanuviada.

As pessoas devem deitar-se cedo e levantar-se cedo, com o cantar do galo. Devem ter o espírito em paz a fim de minimizarem  a punição do Outono. Alma e Espírito devem unir-se para que a exalação do Outono seja tranqüila e para conservarem os pulmões puros  as pessoas não devem dar expansão aos seus desejos.

Tudo isto está de harmonia com a atmosfera e tudo isto é o método de proteção da nossa colheita.

Os que desrespeitarem a Lei do Outono serão punidos com um mal pulmonar . A esses o Inverno trará indigestão e diarréia , e assim, terão pouco apoio para o armazenamento do Inverno.

Os três meses de Inverno chamam-se o período de fechar e armazenar. A água gela e a terra estala e abre fendas, não devemos perturbar nosso Yang .

As pessoas devem deitar-se cedo e levantar-se tarde , esperar que o Sol nasça , devem reprimir e ocultar os seus desejos, como se não tivessem nenhum objetivo interior, como se estivessem em tudo satisfeitas. As pessoas devem tentar fugir ao frio e procurar calor, não devem transpirar pela pele e devem privar-se da exalação do frio.

Tudo isto está de harmonia com a atmosfera do Inverno e o método de proteção do nosso armazenamento.

Os que desrespeitam a Lei do Inverno, sofrerão do mal dos rins (testículos); a eles a Primavera trará impotência e produzirão pouco.

O hálito do Céu é puro e leve. O céu mantém sempre a sua virtude primitiva e por isso, nunca se desmorona. Se o céu se abrisse por completo, o Sol e a Lua nunca seriam luminosos, o mal chegaria durante este período de vazio, a atmosfera de Yang fechar-se ia e a Terra perderia sua luminosidade, nuvens e nevoeiros não poderiam sofrer mudanças, e consequentemente, o orvalho branco não cairia e a circulação dos elementos naturais não se comunicaria à vida de tudo na Criação. A esta situação chamar-se ia “não doadora” e como conseqüência da sua “não doação”, toda a vegetação pereceria .

Alem disso,  ar nocivo não desapareceria , vento e chuva não seriam harmoniosos, não cairia orvalho branco e a vegetação jamais voltaria a florescer. Haveria sempre ventos violentos e chuvas súbitas  e o Céu e a Terra e as quatro estações seriam incapazes de se proteger entre si, perderiam o Tao e não tardariam em ser destruídas .

Os sábios respeitavam a s Leis da Natureza e por isso, seu corpo estava isento de doenças estranhas, não perdiam nada do que tinham recebido da natureza e o seu espírito de vida nunca se esgotava.

Aqueles que não procedem de conformidade com o hálito da Primavera não trarão vida à região do Yang inferior. A atmosfera de seu fígado modificar-lhes-à  a constituição .

Aqueles que não procedem de conformidade com a atmosfera do Verão  não desenvolverão seu Yang superior. A atmosfera de seu coração tornar-se à vazia .

Aqueles que não procedem de conformidade com a atmosfera do Outono  não colherão seu Yin superior. A atmosfera de seus pulmões ficara bloqueada, isolada de seu espaço de combustão inferior.

Aqueles que não procedem de conformidade com a atmosfera do Inverno não abastecerão seu Yin inferior . A atmosfera de seus testículos (rins) ficará isolada e diminuída.

Destarte, a interação das quatro estações e a interação do Yin e do Yang, os dois princípios da natureza, são os alicerces de tudo quanto existe na Criação. Daí que os sábios tenham concebido e desenvolvido o seu Yang na Primavera  e no Verão, e concebido e desenvolvido seu Yin no Outono e no Inverno, a fim de respeitarem a regra das regras ; a assim, juntamente com tudo o mais da Criação, os sábios mantiveram-se no limiar da Vida e do desenvolvimento.

Os que se rebelam contra as regras básicas do universo cortam as próprias raízes e destroem a sua verdadeira personalidade. O Yin e o Yang – os dois princípios da natureza – e as quatro estações são o principio e o fim de tudo e são igualmente a causa da vida e da morte. Os que desobedecem as Leis do Universo dão origem a calamidades e provações , enquanto os que respeitam as Leis do Universo permanecem isentos de doenças perigosas, pois a eles foi concebido o Tao, o Caminho Certo.

O Tao era praticado pelos sábios e admirado pelos ignorantes. A obediência as leis do Yin e do Yang significa Vida; a desobediência significa Morte. Os obedientes dominarão , enquanto os desobedientes viverão em desordem e confusão . Tudo quanto é contrario a harmonia da Natureza é desobediência e equivale a rebelião contra a Natureza.

Por isso os sábios não tratavam aqueles que já estavam doentes e instruíam aqueles que ainda não estavam doentes. Não queriam guiar aqueles que já eram rebeldes; guiavam aqueles que ainda não eram rebeldes. E este é o significado de toda a discussão precedente. Administrar remédios e doenças que já se desenvolveram  e reprimir revoltas que já eclodiram, é comparável ao comportamento de aquelas pessoas que começam a abrir um poço depois de terem sede, ou de aquelas que começam a fundir armas depois de já se terem lançado na batalha. Não chegarão estas ações demasiado tarde?

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