HUAN TI NEI SU WEN 5

4- Tratado sobre a Verdade da Caixa Dourada

Image

Huang Ti perguntou:

-Há oito Ventos no Céu  e há cinco espécies diferentes de Ventos nas artérias. Como se pode explicar isso?

Ch’i Po respondeu:

-Quando há mal resultante dos oito Ventos, esse mal torna-se o Vento das Veias e afeta as cinco vísceras, esse mal causará doença.

“A chamada regra de regulação das quatro estações consiste em que a Primavera regula o Verão Tardio  , o Verão Tardio regula o Inverno, o Inverno regula o Verão, o Verão regula o Outono e o Outono regula a Primavera , é esta a chamada regulação das quatro estações.

“O Vento Leste sopra na Primavera; a sua doença localiza-se no Fígado e  verificam-se perturbações na garganta e no pescoço .  O Vento Sul sopra no Verão; a sua doença localiza-se no Coração e verificam-se perturbações no peito e nas costelas. O Vento Oeste sopra no Outono, a sua doença localiza-se nos pulmões e verificam-se perturbações nos ombros e nas costas. O Vento Norte sopra no Inverno, a sua doença localiza-se nos rins e verificam-se perturbações nos lombos e nas coxas. No Centro fica a Terra: a sua doença localiza-se no Baço e verificam-se perturbações na espinha.

“Assim, a doença resultante da atmosfera da Primavera localiza-se na cabeça; a doença resultante da atmosfera do Verão localiza-se nas vísceras; a doença resultante da atmosfera do Outono localiza-se nos ombros e nas costas, e a doença resultante da atmosfera do Inverno localiza-se nos quatro membros do corpo.

“Uma doença característica da Primavera é sangrar pelo nariz; uma doença característica do meio do Verão localiza-se no peito e nas costelas; uma doença característica do Verão Tardio  é uma descarga das cavidade e um resfriamento no Centro; uma doença característica do Outono é a febre intermitente e uma doença característica do Inverno á a paralisia (convulsões) .

“Por isso , no Inverno as pessoas deviam comportar-se de tal modo que na Primavera não sangrassem pelo nariz. Assim, não adoeceriam na Primavera do pescoço e da garganta, não adoeceriam no meio do Verão do peito e das costelas , durante o Verão Tardio não teriam uma descarga das cavidades e um resfriamento no centro, não teriam febre intermitente no Outono nem sofreriam de paralisia no Inverno.

“A essência constitui os alicerces do corpo. Portanto, se a essência for bem contida no interior das vísceras, na Primavera não surgirá a doença do Calor, se as pessoas não transpirarem livremente no calor do Verão , terão febre intermitente no Outono. Estas são as regras do Pulso e aplicam-se a toda a gente.

“Diz-se  que existe Yin no Yin  e Yang no Yang. Destarte, do principio da alvorada ate o meio-dia prevalece o Yang do Céu que é o Yang no Yang. Do meio-dia ate ao crepúsculo, prevalece o Yang do Céu , que é o Yin no Yang. A partir do momento em que a noite envolve a Terra ate o primeiro cantar do galo, prevalece o Yin do Céu, que é oYin no Yin. Do Cantar do galo ate o principio da manha, prevalece o Yin do Céu , que é o Yang no Yin.

“Portanto, a espécie humana deveria respeitar o seguinte sistema: o Yin e o Yang do homem foram concebidos de modo que no exterior existe Yang e no interior existe Yin. O Yin e o Yang do corpo humano foram concebidos de modo que o Yang está atrás e o Yin esta dentro da parte da frente. O Yin e o Yang das cinco vísceras e dos seis intestinos foram concebidos de modo que as vísceras são Yin e os órgãos ocos são Yang. Todas as cinco vísceras: Fígado , Coração, Baço Pâncreas, Pulmões e Rins são Yin, todos os seis órgãos ocos: Vesícula Biliar, Estomago, Intestinos Inferiores, bexiga e os três espaços de combustão – são Yang.

“Devemos conhecer a regra do Yin no Yin e a regra do Yang no Yang, porque as doenças de Inverno estão localizadas na região do Yang e as doenças de Verão na região do Yin ; as doenças da Primavera estão localizadas na região do Yin e as doenças de Outono na região do Yang. Devemos conhecer a localização de todas estas doenças para o fim da acupuntura.

“Assim, as costas , são a região do Yang e o Yang no Yang é o Coração, as costas são a região do Yang e o Yin no Yang são os Pulmões . A frente é a região do Yin e o Yin no Yin são os Rins. A frente é a região do Yin e o extremo Yin é o Baço.

“Está tudo assim ordenado para que o Yin e o Yang se complementem na frente e nas costas, no interior e no exterior, como elemento feminino e elemento masculino e para que se sirvam e reajam entre si, a fim de se harmonizarem com o Yin e o Yang do Céu.”

Huang Ti perguntou:

-Como as cinco vísceras se correlacionam com as quatro estações , cada uma de elas recebe alguma influencia?

Ch’i Po respondeu:

-Recebe. O verde é a cor do Leste, impregna o Fígado, mantêm os olhos abertos e retêm as substancias essenciais no Fígado. A sua doença é nervosa, o seu sabor ácido, o seu elemento erva e arvores o seu animal o frango , o seu cereal o trigo. Adapta-se as quatro estações e corresponde ao planeta Júpiter, a estrela do ano. Assim a respiração da Primavera está localizada na cabeça, o seu som é chio, o seu numero é oito. Compreende-se pois, que as suas doenças estejam localizadas nos músculos, o seu cheiro é repugnante e fétido.

“O Vermelho é a cor do  Sul, impregna o coração, mantém os ouvidos abertos e retém as substancias essenciais no coração. A sua doença esta localizada nas cinco vísceras, o seu gosto é amargo, o seu elemento , o fogo, os seus animais o carneiro e o seu cereal o painço paniculado glutinoso. Adapta-se as quatro estações e corresponde ao planeta Marte. Compreende-se pois, que as suas doenças estejam localizadas no pulso, o seu som é chih, seu numero é sete e cheira a queimado.

“O amarelo é a cor do Centro, impregna o baço, mantém aberta a boca e retém as substancias essenciais no baço. A sua doença está localizada na raiz da língua, o seu gosto é doce, o seu elemento, a terra, o seu animal o boi, o cereal o painço paniculado. Adapta-se as quatro estações e a sua estrela é o planeta Saturno. Compreende-se pois que a sua doença esteja localizada dentro da carne. O seu som é kung, o seu numero é cinco e o seu cheiro fragrante é doce.

“O branco é a cor do Oeste, impregna os Pulmões , mantém aberto o nariz  e retém as substancias essenciais nos pulmões . A sua doença está localizada nas costas, o seu gosto é acre, o seu elemento o Metal o seu animal o cavalo o seu cereal o arroz. Adapta-se as quatro estações e corresponde a Vênus a estrela vespertina. Compreende-se pois que as suas doenças estejam localizadas na pele e no cabelo. O seu som é chang, seu numero 9 e seu cheiro é impuro e pútrido.

“O preto é a cor do Norte, impregna os Rins, mantém abertos os dois orifícios inferiores – que pertencem ao Yin – e retém as substancias essenciais nos rins. A sua doença esta localizada nas cavidades, o seu gosto é salgado, o seu elemento a água o seu animal o porco e cereal o feijão . Adapta-se as quatro estações e sua estrela e a estrela da manhã. Compreende-se pois que a sua doença esteja localizada nos ossos. O seu som é yu , seu numero seis e seu cheiro podre e mau.

“Portanto, a pessoa adepta a investigação do pulso, deve examinar cuidadosamente a ordem das cinco vísceras e dos seis órgãos ocos , relativamente a conformidade e oposição, relativamente a Yin e Yang, relativamente ao elemento feminino e masculino. Deve ter isso em mente e pô-lo em harmonia com o seu espírito superior. Não o ensinar a quem não convém e nunca dizer ou praticar uma mentira, eis o que se chama a realização do Tao.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s